domingo, 3 de novembro de 2013

Panzerkampfwagen IV


Panzer IV com canhão de 50 mm


O  IV Panzerkampfwagen (ou Sd.Kfz. 161)  foi um tanque fabricado pela Alemanha e um dos mais usados tanques da segunda guerra.Era um tanque médio com poder de fogo médio,a Alemanha não tinha outra alternativa,e por isso ele continuou sendo usado do começo ao fim da guerra.Seu chassi foi usados em muitos outros tanques,como o Wirbelwind (Veiculo anti-aéreo),Brummbär,entre várias outras modificações deste tanque.Ele foi projetado como tanque de apoio de infantaria mas quando os novos tanques russos T-34 apareceram e os Tanque médios fracos Panzer III não davam conta,ele tomou seu papel,e ai veio sua modificação com canhão de 75 m para penetrar a blindagem do T-34.Foi o um dos principais tanques alemães já usado na guerra.
Panzer IV com saias laterais,e canhão de 75 mm


Parecido com o Panzer III mas com mais poder de fogo e blindagem,poderia destruir tanques leves e alguns médios com seu canhão KwK 40 de 75 mm,e complicou para os russos no campo de batalha,porque ele era um inimigo real para o T-34.Sua blindagem frontal é de 80 mm e 10 mm traseiros,Algumas versões foram adicionadas chapas lindadas lateralmente para proteger de tiros de rifle anti-tanque,para o tanque não ficar imobilizado,que o tornaria um alvo fácil imóvel.Quando Hitler mandou parar a produção do Panzer IV os seus oficiais discutiram com ele,sem aquele tanque eles não tinham outro que poderia ser usado amplamente como o Panzer,então Hitler decidiu continuar a produção.Estima-se que mais de 8800 de Panzer IV foram construído do começo ao fim da guerra.E ainda foram usados depois da segunda guerra,como a guerra dos seis dias,guerra Arábe-israelense (1948).

Motor e blindagem
Michael Wittmann, um ás do tanque Tiger

O Panzer IV tinha um bom motor,um Maybach HL 120 TRM V12 de 12 cilindros que lhe da dava a potencia de 42 Km/h,mas fora da estrada ele andava apenas miseras 16 Km/h.Com 470 Litros ele poderia fazer 200 Km.

O tanque tinha uma blindagem de 14 mm no chassi,20 mm na torre,laterais de 20 mm e as placas de metal laterais (saias) tinham 5 mm.O Zimmerit foi um revestimento anti-magnético usado apenas nos tanques alemães,foi usado para não aderir a minas magnéticas,podendo assim passar pelas minas sem que elas explodam (apenas minas magnéticas),foi empregado em muitos tanques como o Panzer III Tiger,King Tiger e Etc.

Armamento

Em suas primeiras versões o Panzer IV tinha um cano curto de 50 mm,porém visto a nescessidade vista na frente russa por tanques T-34 e KV-1, foi decidido trocar.
Mais tarde nas suas versões o Panzer IV possuía um canhão KwK 40 de 75 mm montado na torre,ao lado de uma metralhadora Mg 34 Panzerlauf. Na torre tinham 3 operadores:Artilheiro,carregador,artilheiro da metralhadora coaxial,Op.de rádio,a outra metralhadora também era operada pelo mesmo,e tinha mais o motorista e o comandante,com um total de 5 tripulantes por tanque.

Especificações finais


Nome:Panzerkampfwagen IV
Peso:25 Toneladas
Tipo:Tanque médio
Motor:Maybach HL 120 TRM V12 de 12 cilindros
Velocidade:42 Km/h (Na estarda)
16 Km/h (Fora da estrada)
Tripulação:5 comandante,artilheiro,carregador,motorista,operador de rádio/2 x metralhadoras
Produzido:1936-1945
Fabricante:Daimler-Benz,MAN,Krupp,Henschel
Armadura:10-80
Alcance operacional:200 km (na estrada)
Armamento primário:1 x Canhão KwK 40 de 75 mm
Armamento secundário:2 x Metralhadoras Mg-34 Panzerlauf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

poste aqui seu comentario mas caso seja uma sugestão se quiser não publicaremos