quinta-feira, 12 de junho de 2014

5ª Divisão Panzergrenadier SS Wiking

Foi uma divisão alemã da Waffen SS constituída por voluntários estrangeiros. Durante o curso da guerra a divisão foi progressivamente de uma infantaria motorizada para uma divisão de blindados. Atuou na frente oriental durante a Segunda Guerra Mundial.

Após o sucesso da Divisão de Infantaria (Motorizada) Leibstandarte SS Adolf Hitler, SS-Verfügungstruppen-Division e da SS-Division Totenkopf durante o começo das campanhas de guerra na Polônia e na Europa Ocidental, foi decidido expandir do número de divisões da Waffen-SS. A decisão foi de criar uma divisão estrangeira, devido ao influxo de voluntários, particularmente da Dinamarca, Países Baixos e da Noruega

Esta unidade, originalmente organizada como Nordische Division (Nr.5), foi constituída de voluntários nórdicos junto com veteranos alemães. Com este objetivo, o regimento de infantaria motorizada Germania da SS Verfügungstruppe foi removido de sua divisão no final da década de 1940. Em dezembro, a Germania foi dissolvida e suas tropas foram usadas como base para a criação da nova formação motorizada da SS, agora designadas como Divisão SS Germania. Durante esse período de formação o seu nome mudou novamente para Divisão SS Wiking em janeiro de 1941.

A Divisão foi formada em torno de três regimentos de infantaria motorizada: Germania, constituída majoritariamente por alemães; Westland, constituída majoritariamente por holandeses e flamengos; e Nordland, que abrangia os dinamarqueses, suecos e noruegueses. O Comando na primeira formação da divisão foi do SS-Brigadeführer Felix Steiner, ex-comandante do regimento Verfügungstruppe Deutschland.

A divisão não estava preparada para o combate até 29 de junho de 1941, sete dias antes de ser lançada na operação. Foi bem sucedida durante as primeiras ações perto de Tarnopol na Galícia, Ucrânia. Em agosto, a divisão Wiking recebeu ordens para o estabelecimento de um perímetro de defesa ao redor da cabeça-de-ponte do rio Dniepre.

o final de setembro de 1941, a Wiking estava em posição para capturar a importante cidade de Grózni. Foi organizado o plano de captura em cooperação com a 13ª Divisão Panzer do General Traugott Herr. Assim que eles alcançaram o rio Terek a defesa soviética se tornou mais evidente e vários obstáculos tiveram que ser rompidos antes de se chegar à estrada Georgian, na qual os suprimentos estadunidenses era transportados. Percebendo a difícil situação, Felix Steiner dividiu a sua divisão em quatro colunas, cada uma com objetivos separados, porém todas com a intenção de quebrar as defesas soviéticas e abrir caminho para o Mar Cáspio.

No início de Novembro de 1942 a divisão foi renomeada, passando a chamar-se 5.SS-Panzergrenadier-Division Wiking. A partir desse instante, a divisão ganhou a reputação de centro de elite militar. No início de 1943, a divisão foi designada para Kharkov, no sul da Ucrânia, posição recentemente abandonada pela Paul Hausser's II.SS-Panzerkorps, e agora sob uma feroz luta de recaptura.

Erich von Manstein, o novo comandante da Army Group South, jogou a Wiking e a 11ª Divisão Panzer na ação contra os Soviéticos Mobile Group Popov. Wiking teve grande dificuldade para ser bater com a formação pesada Soviética. O regimento Panzergrenadier da Wiking estava exausto e sem forças por causa das lutas no Cáucaso, e o Panzerabteilung estava com pouca armadura para conter as forças soviéticas. No entanto, a divisão segurou o assalto, protegendo a vital linha rodoviária e ajudando a destruir a Mobile Group Popov. Após a recaptura de Kharkov, a Wiking foi retirada do combate para ser reequipada como uma divisão Panzergrenadier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

poste aqui seu comentario mas caso seja uma sugestão se quiser não publicaremos