sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Operação Bagration


Durante a ofensiva de 2 meses, o Exército Vermelho sofreu 25% das perdas da Wehrmacht, liberando inúmeras cidades e alcançando um impressionante sucesso. Para demonstrar a vitória à outros países, cerca de 50 mil prisioneiros de guerra alemães capturado à leste de Minsk, que marcharam cerca de 90 minutos pelas ruas de Moscou, e após isso as ruas foram deliberadamente lavadas com água e sabão.
Alemães marchando nas ruas de Moscow

A operação bagration foi uma ofensiva soviética para retirar as tropas alemãs da republica socialista soviética na Bielorrússia,a ofensiva causou sérios problemas a Alemanha que tiveram várias perdas.O exército do centro,nele foram perdidos o 4° exército,9° exército e a 9° divisão Panzer,que compunham o grupo do exército do centro. Além de perderem a metade de suas tropas na frente ocidental,não tiveram condições de fazer um contra-ataque,sem material e com moral fraco.No total os alemães perderam 2000 tanques, 57000 blindados e mais de 400 mil mortos,e vários oficiais.entre eles 9 generais e 22 capturados. A ofensiva resultou na quase total destruição do grupo do exército do centro

Foi uma grande conquista soviética por causa da boa coordenação das tropas e um bom comando dos setores,e tiveram poucas perdas na ofensiva: 2.957 tanques, 2.447 peças de artilharia, 822 aeronaves,  180.040 mortos e desaparecidos e 590.848 feridos.

A operação recebeu este nome em homenagem ao príncipe Pyotr Bagration que foi ferido na batalha de Borodino,que mais tarde faleceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

poste aqui seu comentario mas caso seja uma sugestão se quiser não publicaremos